sábado, 4 de fevereiro de 2012

Legião de Maria

Mãe do Silêncio

“No Silêncio Maria Escutou, tudo aquilo que Deus lhe falou...”

Estamos aqui procurando ver, Maria como: - Mãe do Silêncio, buscando encontrar, neste silêncio novas forças para a nossa vida, na família e na comunidade. Queremos nos encher de Deus, para poder derramar o seu amor nas pessoas que vivem conosco e as que precisam de nós. Mãe do Silêncio, faz-nos entender que dispersos não é possível amar aos irmãos. Pensemos que apostolado sem silêncio é alienação e que silêncio sem apostolado é comodidade. Envolve-nos com o teu manto de silêncio e nos dá fortaleza na fé, altura na esperança e profundidade no amor... ensina-nos a viver o nosso batismo.

Maria, é quem melhor nos ensina a fazer silêncio. No silêncio Ela encontrou graça de Deus – quando da anunciação do anjo, Maria se encontrava em grande intimidade com o Pai: a serva e o Senhor... fazia-se profundo silêncio... o silêncio é interrompido pela fala do anjo – Lc 1, 26-38.

...o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem chamada Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela ficou muito confusa com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontrastes graça junto a Deus. Conceberás e darás a luz a um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu Pai. Ele reinará para sempre sobre a sua descendência de Jacó, e o seu reinado não terá fim”.

Maria, então perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, já que eu não convivo com um homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parente, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês, daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.”

Vamos fazer uma parada e pensar na mensagem que Deus nos dá neste momento a cada um de nós.

Nos momentos decisivos de nossa vida, como Nossa Senhora, temos que tomar, sozinhos as decisões. O anjo deu o recado e foi embora. Ela sentiu o vazio que se fez. Ela assume o mistério da Anunciação... se entrega quando diz “sim”. Maria se diz serva, escrava, não tenho direitos: anjo Gabriel diga ao meu Senhor: o meu “sim”. Sou fiel... e não contou a ninguém o segredo da Encarnação, levou até o fim. Maria... acreditou! Depois Deus se cala... “onde está o teu Deus” Sl 41. Sabemos que por trás deste silêncio Deus respira e por trás das montanhas surge a aurora. Abandonar-se a vontade do Pai não é cruzar os braços. Ficar em silêncio não é parar, mas fazer o possível para resolver as dificuldades e necessidades. Mas o seu “sim”, é a chave de tudo, a conserva calma, serena, forte e grande.

Mt 1, 20-24 – Mais uma vez o silêncio da Encarnação... as mulheres eram apedrejadas, se adúlteras, José também acolhe a mensagem de Deus. Também acreditou e também silenciou.

Diante da fé, Maria marcha vai ao encontro de Isabel. Vai servir...

Lc 2, 5 – Maria não podia ir com as caravanas, face ao seu estado, chegando em Belém, não encontrava hospedaria e assim, na pobreza e na pureza nasceu Jesus – em uma gruta.

Mt 2, 13 ...e mais uma vez vem o seu “Faça-se”... e Maria agora é fugitiva política e vai ser estrangeira. Vai viver em sobressalto... querem matar seu Filho... Imaginemos isto em nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOAS FESTAS!

BOAS FESTAS!