sábado, 4 de fevereiro de 2012

Legião de Maria - Como ser Santo

Como ser santo

Hoje se discute muito o assunto. Algumas pessoas acham que vão encontrar a santidade numa prateleira de supermercado. Até o momento não se tem uma fórmula, bula, receita ou até vacina, para uma pessoa se tornar santa, tudo é mistério. A dica é que a pessoa seja bondosa, humilde, fraterna, quer dizer, viva em virtude. Algumas pessoas que acreditam que para ser santos precisamos morrer, mas esquecem que antes precisamos viver, fazendo o bem sem olhar a quem. E em alguns momentos a honra chega em vida, com a expressão: “Este é um santo”.

O Vaticano é quem proclama uma pessoa canonizada - escreve no Cânon ou rol dos santos/enaltecendo; consagrando. Primeiro se tem que provar um milagre, através de um processo, tendo um custo para isso. Provado, a pessoa é beatificada. A segunda parte é provar um segundo milagre, com andamento de novo processo. Só assim é proclamado um santo e isso pode levar anos. Mas muitas pessoas mortas ficam no anonimato. A família e devotos não tem a paciência necessária, aí esse santo “popular” não tem seu nome e milagre divulgado, porém isso não quer dizer que ele deixa de ser santo. E esse é um dos motivos da nossa comemoração do dia 1º de novembro – Dia de Todos os Santos.

A vida dos santos serve de meditação para nós. Podemos citar alguns exemplos: São José, que carpinteiro humilde foi obediente a Deus, sendo bondoso e pai terreno de Jesus; São João Evangelista, que foi um dos doze, tendo atribuições na Bíblia (o 4º evangelho e duas epistolas) e pela proximidade com Cristo, sendo indicado como sacerdote de Maria; São Luís de Montfort, que foi o precursor da idéia da vinda do Reino de Deus por Maria; São João Batista, marcou o advento do Reino de Deus no meio dos homens, sendo o batizador e antecessor do Messias; São Pedro, foi à pedra que edificou a Igreja, sendo o 1º Papa e São Paulo, que após perseguir as primeiras comunidades cristãs, se converteu, escrevendo assim 14 Epistolas e sendo umas das principais colunas da Igreja.

Comecemos a pensar, que ao nosso lado pode estar um futuro santo, então, pensando nisso, vamos tratar melhor o nosso semelhante. Busquemos sempre a santidade, pois todos somos chamados a ser santos, só assim um dia estaremos no reino dos céus.

“Sêde santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”. (Levítico 19, 2)

Hélio Euclides – Praesidium Nossa Senhora Rainha da Paz
Senatus do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOAS FESTAS!

BOAS FESTAS!