segunda-feira, 19 de março de 2012

TIRANDO DÚVIDAS - LEGIÃO DE MARIA

1ª A LEGIÃO DE MARIA PODERÁ TER CONTA EM BANCO?

Para que alguém tenha conta em banco é necessário CIC, RG, e comprovante de endereço. Como pessoa jurídica, além da Ata que comprova quem dirige o movimento e dos documentos de cada membro da diretoria, é preciso o CGC e os estatutos desta empresa ou Associação, para que o banco saiba quem pode assinar os cheques. É um trabalho atualizar isso cada vez que se muda a diretoria. Esses detalhes mostram que os conselhos não podem ter conta em bancos. Nenhum conselho deve ter dinheiro em caixa; o restante deve ser entregue ao Conselho superior. Uma das obrigações do Conselho é contribuir para o Conselho Superior. (Manual cap. 28, p. 155). Se cada Conselho guardasse seu dinheiro, não teríamos expansão, visita Conselho principalmente os distantes, o Manual, a sede para atender o pessoal e guardar o estoque de Caderno-Agenda, Teologia do Apostolado, A Legião de Maria na China, com preços tão baixos.

2ª POR QUE A CNBB CRIOU A PASTORAL DA VISITAÇÃO? NÃO É ESTE O TRABALHO PRINCIPAL DA LEGIÃO?

A CNBB percebeu que nós não estamos atuando no que é próprio da Legião: visitas de casa em casa. Será que em cada praesidium há, ao menos dois pares de legionários fazendo visitas de casa em casa? Será que não nos acomodamos com pastorais mais fáceis: saúde, catequese, esperança, liturgia, etc? Verificamos que há muito poucas visitas domiciliares. Se nós estivessemos visitando todas as casas, rua por rua, não haveria necessidade de visitação por parte da Diocese. Em algumas delas há toda uma preparação e planejamento para cada paróquia, semelhante à nossa Jornada Apostólica. Os legionários têm participado fortemente nesse trabalho. Em resumo podemos dizer que a Legião não está tendo suficiente arrojo e decisão para esse trabalho que é seu carisma... Será que estudamos novos métodos de entrar nas casa e nos prédios? E os Conselhos, nas suas visitas, têm chamado atenção para esse grave defeito? Uma vergonha, se nós deixarmos outros movimentos arrebatar nossa bandeira mais preciosa e mais cara. Vamos reagir? Vamos se legionários de Maria?

3ª PODE-SE FAZER APOSTOLADO DE RUA SOZINHO?

Depende do que entendermos por apostolado de rua. Se entendermos apostolado de rua a abordagem das pessoas nas ruas, ônibus, filas de banco, podemos aproveitar a oportunidade e fazer quando nos surge ocasião independente de estarmos sem a companhia de outro legionário. Mesmo assim poderiam ser marcados pelo praesidium dois legionários para esse trabalho de contato com a multidão (Manual, cap. 37, item 9, p. 247). Se apostolado de rua quer significar visitas de casa, não podemos e não devemos ir desacompanhados.

4ª QUE SÃO OS VÉLITES OU FRATELINI?

É um trabalho para iniciar as crianças no espírito legionário. Como não há Praesidium Infantil, este grupo é ideal como preparação para os juvenis. Os praesidia juvenis são para jovens a partir dos 13 anos. Antes disso, os vélites resolvem bem o problema; é o sistema legionário simplificado e aplicado aos pré-adolescentes, preparando a criança no espírito de disciplina, amor a Nossa Senhora e conhecimento da Legião. Em lugar do terço, temos dez ave-Maria. Os oficiais dos Vélites com exceção do Presidente são as próprias crianças que se orgulham disto. Onde há Vélites, haverá sempre juvenis, e própria legião de adultos terá uma significativa presença de jovens. A palavra é tirada da Legião Romana, eram membros da infantaria ligeira, os mensageiros para cada soldado. Fratelini significa irmãozinhos. É um trabalho ideal para crianças que fizeram a 1ª Eucaristia. Há vigários que se dizem muito felizes com a atuação desse sistema, encontrando nele vantagens sobre a catequese de perseverança, ficando em lugar dela. Nas paróquia onde a Legião tem vélites, os praesidia juvenis estão cheios.

5ª TOALHA DO ALTAR LEGIONÁRIO TENDO AS LETRAS DE "LEGIO MARIAE" EM AZUL. PODE?

A cor da Legião de Maria é o vermelho (Manual cap. 7, p. 41) simbolismo da Virgem cheia do Espírito Santo. A toalha do altar deve ter as palavras "Legio Mariae" em vermelho. Devemos fazer o possível para observar esta indicação. Recebemos de presente a toalha, vão usando, mas façam o possível para que ao menos nas grandes solenidades: Acies, Sarau, Congresso, tenham a toalha branca, limpinha, engomadinha, com as letras em vermelho.

6ª PARA QUE SERVE O DINHEIRO DA COLETA DO PRAESIDIUM?

Esse dinheiro vai para a Curia que o usa em expansão, solenidades, contribuição ao Comitium ou Regia, Ver Manual pp 216: Tesoureiro a 219: Receitas e Despesas.

7ª ITENS DA REUNIÃO DA CURIA EXCLUSIVOS DOS OFICIAIS.

Ver Manual cap. 18 p. 104 e ss. 1º oração, Leitura Espiritual, allocutio: Diretor Espiritual; 2º Acolhida: Presidente; Ata: Secretário; Chamada: Vice-presidente. Os outros itens: Boletim do Concilium, assuntos diversos., pode ser designado alguém da Assembléia, desde que o escolhido seja capaz e responsável.

8ª COMO AGIR NA FALTA DE UM OFICIAL À REUNIÃO DE CONSELHO?

A falta de um oficial na reunião de Conselho deve ser rara. A presença é a 1ª prioridade do oficial. Pode-se colocar um legionário para aquela função do falante. Se os oficiais suprem a falta ótimo. Se o Presidente falta, então é o vice que assume, ou o secretário. Nunca um não oficial.

9ª PODE A TESOUREIRA DEPOSITAR O DINHEIRO DA LEGIÃO NA SUA CONTA?

Não. Porque vai misturar tudo e não sabemos qual a quantia da Legião. Não teremos como descobrir os erros. Depois a tesoureira pode viajar, mudar, aplicar o dinheiro fora da Legião... O dinheirinho da tesouraria sagrado. É o sacrifício dos legionários. É só da Legião que dispõe de tão poucos recursos!

10ª PARA QUE SERVE O DINHEIRO DA COLETA DO PRAESIDIUM?

Para velas, toalhas, castiçais, cadernos dos oficiais, flores para o praesidium. O que sobra deve ser entregue à Curia que o usa para a expansão, para o Conselho Superior. Ver no Manual, página: 216 a 219 item 5 - Tesoureiro - Receitas e Despesas.

11ª O QUE FAZER QUANDO, NO HORÁRIO MARCADO PARA O INÍCIO DA REUNIÃO NENHUM OFICIAL CHEGOU? DEVEMOS COMEÇAR A REUNIÃO, OU ESPERÁ-LOS? E SE O PRESIDENTE ATRASAR, OMITIMOS A LEITURA ESPIRITUAL? (COM CERTEZA ELE A ESCOLHEU...)

Mesmo que estejam só dois legionários, a reunião deve ser iniciada, itens na ordem certa. Escolhe-se a Leitura Espiritual, marcam-se as presenças. Se Secretária e Tesoureiro, não estiverem, os itens deles devem constar da próxima Ata que não foram realizados pela ausência do respectivo oficial.

12ª NAS REUNIÕES DE PRAESIDIUM PODE-SE EXPLICAR ALGO SOBRE A REVISTA, OU SÓ SOBRE O MANUAL? EM QUE MOMENTO DA REUNIÃO?

Pode em Outros Assuntos. Igualmente o estudo de "Teologia do Apostolado..." e "A Legião na China Comunista". É bom que o presidente destine para cada reunião, um legionário que fale sobre algum fato dos livros, sem ler, na hora...

13ª LEGIONÁRIOS DE PRAESIDIA DIFERENTES PODEM FAZER TRABALHOS JUNTOS?

Não é o ideal, mas podem... Cada legionário relata no seu praesidium a metade do trabalho feito. Se fizeram dez, cada legionário relata cinco em seu praesidium.

14ª LEGIONÁRIO JUVENIL (INFERIOR A 18 ANOS) PODE FAZER COMPROMISSO LEGIONÁRIO?

Não pode. Ver capítulo 36, item 16. Assim é lei. Temos de obedecer. O Concilium já deu muitas provas de sua "sabedoria" nas normas e na disciplina.

15ª OS LIVROS DAS ATAS. QUE FAZER, SE ÀS VEZES SÃO GRANDE NÚMERO?

Guardaremos por dois anos. Podem dar informações valiosas. Depois disso, podemos inutilizá-los, exceto o 1º livro de Atas que nos fala da fundação do praesidium,ou outro que conte algo extraordinário Guardar bem os relatórios anuais do praesidium.

16ª O QUE A CURIA OU COMITIUM DEVEM GUARDAR?

Guardar em pastas as Atas preferivelmente em papel sulfite ou almaço. Facilita para xerox, etc. Por dois anos, as que contêm eleições. As outras, como no praesidium podemos inutilizar após dois anos: relatórios trimestrais, listas de chamada, tesouraria, agendas da reunião mensal. Guardar para modelos: programas de Congresso, saraus, Acies, retiros e dias de formação, constituem experiência e história.

17ª O ALLOCUTIO PODE SER TIRADO DA BÍBLIA? ALGUÉM PODE INTERROMPÊ-LO PARA PERGUNTAR ALGO? SÓ É FEITO PELO PRESIDENTE? PODE SER LIDA?

Pode ser tirado da Bíblia. Só uma pessoa, e não haver aparte. O Diretor Espiritual, o Presidente, um membro que foi designado antes. Ver no manual capítulo 18, item 11: em forma de comentário ao Manual, fora de circunstâncias especiais. Deve ser dirigida aos legionários, um estímulo, animação, aplicação prática em suas vidas. Pode ser lida? Não pode ser lida. Só uma frase, um pequeno trecho de onde tiramos a mensagem transmitida com entusiasmo.

18ª ONDE A LEITURA DA BÍBLIA NO PRAESIDIUM?

Na ordem das reuniões da Legião não consta a leitura da bíblia. Podemos usar trechos para o Allocutio, estudo, logo após o estudo da manual, dividindo o estudo os dez minutinhos que temos reservados ao estudo, para o Manual e a Bíblia.

19ª O ESTUDO DO MANUAL PODE SER FEITO DA MESMA LEITURA ESPIRITUAL?

Pode, mas não é o ideal. A leitura Espiritual nos faz refletir e melhorar nossa espiritualidade. É para meditar, interiorizar, o estudo é para ser debatido por todos é para ser compreendido. Por isso é marcado com antecedência, é um pequeno trecho pra entendermos o sistema, a disciplina, enquanto que a Leitura é "espiritual".

20ª CASO NÃO FIZEMOS O TRABALHO MARCADO PELO PRESIDENTE, PODEMOS FAZÊ-LO NA PRÓXIMA SEMANA?

Depende do presidente. Se ele achar que o trabalho deve ser realizado, pode marcá-lo novamente. Caso ache outro trabalho mais urgente, poderá dispensar o anterior. Geralmente o trabalho não realizado numa semana, deverá ser realizado na outra. Devemos ser claros e dizer o que se passou. Se não foi feito o trabalho, o presidente marcará x, é só controle.

21ª E QUANDO NÃO ENCONTRAMOS A PESSOA EM CASA, COMO FICA NOSSA TRABALHO?

A obrigação foi cumprida, não o trabalho. Nas visitas é bom deixarmos sempre algum material religioso: santinha, jornal católico, revista, mensagem, mesmo que não encontremos os moradores.

22ª A CURIA FOI DESMEMBRADA: ATÉ QUANDO DEVE RECEBER ASSISTÊNCIA DO CONSELHO FUNDADOR?

Durante os primeiros meses da criação, sugerindo, orientando, sem interferir muito, para os Oficiais poderem mostrar a própria identidade, experiência, iniciativas. Principalmente em itens que não são essenciais deve haver liberdade.

23ª UM NOVO MEMBRO TERÁ SEU NOME NA LISTA DA CHAMADA, APÓS A 4ª REUNIÃO. CASO FALTE A UMA, ESTA É CONTADA COMO VÁLIDA?

O costume tem sua razão de ser mas não é absoluto. Duas ou três reuniões podem ser o bastante para esperar a decisão do candidato. Até os Compromissos Legionários (depois de três meses) a pessoa está em período de experiência - Lembrar ao Vice-presidente que a lista de chamada tem duas partes: uma para os que fizeram o compromisso e a outra para quem ainda não fez. Manual capítulo 134 parágrafo 7: "A admissão... consiste essencialmente no Compromisso Legionário e na inscrição do nome do candidato na lista dos membros do Praesidium. LEMBRAR O CERTIFICADO DE MEMBRO ATIVO. MUITO PRÓPRIO PARA ESTIMULAR O LEGIONÁRIO NO CUMPRIMENTO DE SUE COMPROMISSO.

24ª O QUE DEVE SER CONSIDERADO COMO TAREFA, QUANDO VAMOS A UM VELÓRIO? É TRABALHO ESTAR NA SANTA MISSA DE CORPO PRESENTE?

Participar da Santa Missa de corpo presente ou de 7º dia pode ser trabalho se a preparamos com liturgia que evangelize os participantes. No velório, o trabalho legionário consiste em confortar a família, rezar, persuadir os presentes da doutrina da ressurreição. Não deve cansar a família com muita reza a que não tem costume. Respeitar a dor e o momento dos enlutados.

25ª O ALTAR LEGIONÁRIO.

Apesar das orientações do Manual sobre o assunto (Manual capítulo 18, página 104), há legionários que não dedicam todo o carinho, cuidado e zelo desejado.

26ª PODEMOS COLOCAR ALGUM MATERIAL EM CIMA DO ALTAR?

Podemos fazer a seguinte declaração referente ao altar da Legião de Maria, " o altar legionário é o território de Nossa Senhora", isto significa que o lugar ocupado pela toalha branca (sinal de pureza e vitória) é exclusivamente Dela. A este lugar dedicaremos todo o carinho, zelo e respeito, e especialmente tomaremos cuidado em não invadir o seu território, a não ser com respeito e devoção, é por esta razão que devemos, ao máximo evitar depositar na toalha branca, livros, bolsas, fósforos e outros objetos que não são de seu pertence. Um Altar bem cuidado é uma ótima forma de chamar a atenção de novos membros para a importância da espiritualidade e finalidade da Legião de Maria, além de demonstrar que nossa casa é bem cuidada, assim como Maria Santíssima cuidava de sua casa em Nazaré. O Altar deverá estar em cima de uma mesa, ou junto à parede, mas as cadeiras devem estar dispostas em círculo, ao lado do altar.

27ª A IMAGEM DO ALTAR PODE SER DE NOSSA SENHORA APARECIDA OU DE OUTRO TÍTULO?

O Altar é composto exclusivamente pela Imagem de Nossa Senhora das Graças )Imaculada Conceição, na atitude de distribuidora de todas as graças) que deverá ter 60 centímetro de altura, 2 vasos com flores e 2 castiçais com velas. Se o Praesidium não tiver um vexillum. deverá colocar uma tessera oficial no lugar. Não é permitido fazer um vexillum de papel. Todos estes pertences deverão estar sobre uma toalha branca, com a escrita LEGIO MARIAE.

28ª O ALTAR PODE SER COLOCADO À PARTE DA SALA DE REUNIÃO?

O Altar não deverá estar fora do círculo ou à parte da sala, pois a Nossa Rainha deve estar representada no meio dos seus soldados como que participante de nossa reunião e de nossos trabalhos como nos fala o 3º item da Instrução Permanente: "...em espírito de fé e união com Maria..." E a expressão de máxima valia para nossa reflexão: "O Praesidium é uma "presença" de Maria" (Manual Capítulo 20, página 124) e o altar deverá estar em ordem para representá-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOAS FESTAS!

BOAS FESTAS!