quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mensagem de natal

URBI ET ORBI MENSAGEM
DO PAPA BENTO XVI

NATAL 2011

( Vídeo )

"Verbum caro factum est" - "O Verbo se fez carne" (Jo 1:14).

Queridos irmãos e irmãs me ouvindo aqui em Roma e em todo o mundo, eu alegremente proclamar a mensagem do Natal: Deus se fez homem, ele veio habitar entre nós. Deus não está distante: ele é "Emanuel", Deus-conosco. Ele não é estranho: ele tem um rosto, o rosto de Jesus.

Esta mensagem é sempre novo, sempre surpreendente, pois ela supera até mesmo a nossa esperança mais ousada. Em primeiro lugar, porque não é meramente uma proclamação: é um evento, um acontecimento, que testemunhas credíveis viu, ouviu e tocou na pessoa de Jesus de Nazaré! Estar na sua presença, observando suas obras e ouvindo as suas palavras, reconheceram em Jesus o Messias, e vê-lo ressuscitado, depois de sua crucificação, eles estavam certos de que ele era verdadeiro homem e verdadeiro Deus, o Filho unigênito do Pai se , cheio de graça e verdade (cf. Jo 1,14).

"O Verbo se fez carne". Antes desta revelação que mais uma vez perguntar: como pode ser isso? O Verbo ea carne são mutuamente opostas realidades, como pode a Palavra eterna e onipotente tornar-se um homem frágil e mortal? Existe apenas uma resposta: o Amor. Aqueles que amam o desejo de compartilhar com os amados, eles querem ser um com o amado, ea Sagrada Escritura nos mostra a grande história de amor de Deus pelo seu povo, que culminou em Jesus Cristo.

Com efeito, Deus não muda: ele é fiel a si mesmo. Ele que criou o mundo é o mesmo que chamou Abraão e revelou seu nome a Moisés: "Eu sou quem eu sou ... o Deus de Abraão, Isaac e Jacob ... um Deus misericordioso e clemente, cheio de amor e fidelidade (cf. Ex 3:14-15; 34:6). Deus não muda, ele é amor, sempre e sempre. Em si mesmo, ele é a comunhão, a unidade na Trindade, e todas as suas palavras e obras são direcionados à comunhão. A encarnação é o ápice da criação. Quando Jesus, o Filho de Deus encarnado, foi formado no ventre de Maria, pela vontade do Pai e do trabalho do Espírito Santo, a criação atingiu o seu ponto alto. O princípio ordenador do universo, o Logos, começou a existir no mundo, em um determinado tempo e espaço.

"O Verbo se fez carne". À luz desta verdade é revelada para aqueles que o recebem na fé, pois é um mistério de amor. Somente aqueles que são abertos ao amor estão envolvidas na luz do Natal. Por isso foi naquela noite em Belém, e por isso é hoje. A Encarnação do Filho de Deus é um evento que ocorreu dentro da história, enquanto ao mesmo tempo que transcende a história. Na noite do mundo uma nova luz se acendeu, aquele que se deixa ser visto pelos olhos simples da fé, pelo coração manso e humilde de quem espera o Salvador. Se a verdade fosse uma mera fórmula matemática, em certo sentido, seria impor-se por seu próprio poder. Mas se a Verdade é Amor, que chama para a fé, para o "sim" de nossos corações.

E o que o nosso coração, na verdade, buscar, se não uma Verdade que também é o amor? Crianças procuram-lo com suas perguntas, de modo desarmante e estimulante; os jovens procuram na ânsia de descobrir o significado mais profundo de sua vida; adultos procuram a fim de orientar e sustentar os seus compromissos na família e local de trabalho; os idosos procuram a fim de conceder a conclusão de sua existência terrena.

"O Verbo se fez carne". O anúncio do Natal é também uma luz para todos os povos, para a jornada coletiva da humanidade. "Emanuel", Deus-conosco, veio como Rei de justiça e paz. Sabemos que o seu Reino não é deste mundo, e ainda é mais importante do que todos os reinos deste mundo. É como o fermento da humanidade: se fosse falta, a energia para trabalhar para o verdadeiro desenvolvimento teria de bandeira: o impulso para trabalhar em conjunto para o bem comum, no serviço desinteressado do próximo, na luta pacífica pela justiça. A crença no Deus que quis partilhar da nossa história sempre nos encoraja no nosso próprio compromisso para que a história, para todas as suas contradições. É uma fonte de esperança para todos aqueles cuja dignidade é ofendida e violada, uma vez que um nascido em Belém veio para definir cada homem e mulher livre a partir da fonte de toda a escravidão.

Que a luz do Natal brilhe novamente na Terra onde Jesus nasceu, e inspire israelenses e palestinos a lutar por uma coexistência justa e pacífica. Que a mensagem consoladora da vinda de Emmanuel aliviar a dor e trazer consolo em meio as provações às comunidades cristãs amado no Iraque e todo o Oriente Médio; que pode trazer-lhes conforto e esperança para o futuro e trazer os líderes das nações para lhes mostrar solidariedade efectiva. Pode também ser assim para aqueles no Haiti, que ainda sofrem no rescaldo do devastador terremoto e uma epidemia de cólera recente. Pode o mesmo acontecerá, não só para aqueles que na Colômbia e Venezuela, mas também na Guatemala e Costa Rica, que recentemente sofreram desastres naturais.

Que o nascimento do Salvador abra os horizontes da paz duradoura e de autêntico progresso para os povos da Somália, Darfur e Côte d'Ivoire; pode se promover a estabilidade política e social em Madagáscar; que pode trazer segurança e respeito pelos direitos humanos no Afeganistão e no Paquistão; que pode encorajar o diálogo entre a Nicarágua e Costa Rica, e que pode avançar a reconciliação na península coreana.

Que o nascimento do Salvador fortalecer o espírito de paciência, fé e coragem dos fiéis da Igreja na China continental, que não pode perder o coração através das limitações impostas à sua liberdade de religião e de consciência, mas, perseverando na fidelidade a Cristo e sua Igreja, pode manter viva a chama da esperança. Que o amor de "Deus-conosco" conceder perseverança para todos aqueles comunidades cristãs discriminação duradoura e perseguição, e inspire os líderes políticos e religiosos a serem comprometidos com o pleno respeito pela liberdade religiosa de todos.

Queridos irmãos e irmãs, "o Verbo se fez carne", ele veio habitar entre nós, ele é Emmanuel, o Deus que se fez próximo de nós. Juntos vamos contemplar este grande mistério de amor, deixe nossos corações sejam preenchidos com a luz que brilha na gruta de Belém! Para todos, um Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOAS FESTAS!

BOAS FESTAS!